quarta-feira, 30 de maio de 2007

DICA DE FILME: "UMA ONDA NO AR"


“Uma onda no Ar”, do diretor Helvécio Rattonleva conta a história da Rádio Favela, criada por quatro amigos que precisaram enfrentar a repressão da polícia, são eles: Jorge, Brau, Roque e Zequiel que vivem em uma favela de Belo Horizonte e sonham em criar uma rádio que seja a voz do local onde vivem. Eles conseguem transformar seu sonho em realidade ao criar a Rádio Favela, que logo conquista os moradores locais por dar voz aos excluídos, mesmo operando na ilegalidade. O sucesso da rádio comunitária repercute fora da favela, trazendo também inimigos para o grupo, que acaba enfrentando a repressão policial para a extinção da rádio.
Parte da arrecadação conseguida com Uma Onda no Ar foi destinada à Rádio Favela FM, de Belo Horizonte.
O filme recebeu uma indicação ao Grande Prêmio Cinema Brasil, na categoria de Melhor Direção de Arte e ganhou 2 Kikitos de Ouro, no Festival de Gramado, nas seguintes categorias: Prêmio Especial do Júri e Melhor Ator (Alexandre Moreno).
O crítico Chico Lobo acha "Maravilhoso e acima de tudo necessário. Um filme que é um soco na cara da hipocrisia. Uma história de luta e vitória. (...) UMA ONDA NO AR mostra a solução do curativo. Uma realidade que deve ser mostrada a todos os brasileiros. A democracia na comunicação ainda que tardia mostra sua realidade. Nunca o poder da repressão absurda foi tão corajosamente denunciado. Um filme que deve ser visto pelo menos por TODOS OS ESTUDANTES DE COMUNICAÇÃO E SEUS PROFISSIONAIS”.
Fica a sugestão.

Nenhum comentário: